quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

House organ, você ainda vai fazer um...

Quase toda assessoria de imprensa faz um jornalzinho. O famoso House organ. Porém, poucas sabem pra quem escrever, o que escrever e como mensurar resultados. Geralmente, um jornal é feito para atingir todos os públicos da empresa. Já começamos mal. A empresa não vai conseguir atender todos os públicos com apenas um veículo.

Às vezes a criação de uma rádio interna pode trazer mais resultados do que um jornal para funcionários que não possuem o hábito da leitura. Por isso, é importante uma pesquisa antes de qualquer ação de comunicação interna. Temos que definir também pra que criar um veículo interno. É para valorização do público interno? Para integrar os empregados? Prestação de contas aos acionistas? Tudo isso deve ser pensado, planejado e mensurado.

Após ser decidido pela produção de um House organ, deve ser definido a produção do conteúdo. Qual será a linha editorial? A assessoria deve já começar a mensuração para possíveis ajustes. Quer dizer, o House organ não é pra ser feito indiscriminadamente. Não pode ser feito apenas pra mostrar serviço.


3 comentários:

  1. Era disso que eu estava falando na página do orkut. House organ muitas vezes está perdido dentro da empresa. Continuamos a fazer as mesmas coisas como os "mais antigos" jornalistas, não falo de ultrapassado, mas de acomodados que fazem os mesmo erros pq ainda não elaboramos nada melhor. Cadê pesquisas, cadê os estudos sobre o assunto. Só para comparar´: vá a uma biblioteca e veja o acervo de livros sobre direito, depois vá no acervo de livros sobre jornalismo.

    ResponderExcluir
  2. Mensurar os resultados é um trabalho muito difícil. Muitos preferem nem tentar. Temos que buscar formas de mensurar de forma qualitativa e não quantitativa, como todos nós já fizemos no clipping. A Centímetragem deve ser usada apenas para o cliente quantificar o trabalho produzido, não para análise interna da assessoria.

    ResponderExcluir
  3. Vim conhecer seu blog, sou estudante de jornalismo e gostaria de fazer novas amizades com jornalistas pra aprender mais.

    ResponderExcluir