domingo, 3 de janeiro de 2010

Metabolismo diferente

A relação entre jornalista de redação e jornalista de assessoria de imprensa é uma relação complicada. O metabolismo é diferente. O de redação quer tudo pra ontem e, quando não teve experiência em assessoria, não entende quando não é atendido às 19h, em uma pauta complicada. E ainda ameaça:" Vou colocar que a assessoria não quis se manifestar." Quando se está no atendimento à imprensa de uma grande empresa, que precisa responder demandas da imprensa, a informação deve seguir um fluxo até sua divulgação. O discurso deve estar alinhado.

Mas a empresa também deve entender a velocidade do jornalista de redação. Esse trabalho de conscientização deve ser feito pela assessoria da empresa, mostrar para os gestores que a imprensa deve ser respondida e que, geralmente, vai ser tudo pra ontem. Não pode acontecer de um representante de uma grande empresa dizer: "Estou indo para uma reunião. Não tenho tempo para falar com jornalista." Experiência que aconteceu comigo, em uma empresa pública.

Confesso não saber no que isso vai dar. Não sei se essa relação vai melhorar ou piorar. Temo que piore. Cada dia que passa, as assessorias estreitam as relações com seus públicos, por canais como YouTube, Twitter, orkut etc. Não sei como essa pro-atividade das assessorias será recebida pelos jornalistas de redação e nem qual será a reação dos assessores quando se virem sem precisar dos intermediários. Tomara que não suba à cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário